.: Nossa história

Toda história de luta do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região (SindBan) começa em 22 de outubro de 1959, quando um grupo de bancário, liderado pelo bancário do Bradesco, Gelson Aparecido Diniz, decide fundar a Associação dos Bancários de Piracicaba com a finalidade de dar respaldo à categoria.

Em 1961, a Associação é transformada em Sindicato, tendo como primeiro presidente Mário José de Lima Dantas (Banco do Brasil), que permaneceu no cargo até 1964, quando a entidade sofreu intervenção do regime militar.

Em 1965, o sindicato é assumido por Diocleciano Villar, funcionário do Banco do Brasil, que comandou a entidade até 1967, assumindo seu lugar Francisco Antonio Nascimento Toledo, que exerceu o cargo até 1976. Neste ano, Villar volta como presidente, ficando até 1986.

Foi em 1986, que o jovem bancário do então Banco Nacional, José Antonio Fernandes Paiva, com apenas 27 anos, é lançado presidente do sindicato.

Paiva, que já era diretor da entidade na gestão anterior, onde adquiriu experiência por sua forte atuação e respaldo da diretoria, ajudou a construir o movimento "Ano do Despertar Coletivo", em 1983, e foi peça decisiva na greve de nove dias dos bancários de Piracicaba, em 1985, que parou a cidade e mostrou a força da categoria.

O jovem trouxe para a entidade toda sua garra e dinamismo, impondo novo ritmo, que ao longo desses anos passou a ter atuação ainda mais forte na sociedade e no movimento sindical brasileiro, defendendo os interesses dos bancários e dos trabalhadores como um todo, participando e liderando a categoria em inúmeras outras greves, manifestações e movimento, como pelo impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello, em 1992.

Nesses anos, o SindBan se caracterizou como entidade  de lutas em defesa dos bancários e na construção de uma sociedade mais justa, se envolvendo em diversas atividades culturais, esportivas, educacionais, assim como nas áreas de saúde, transporte, segurança e, principalmente, na organização dos trabalhadores e nas mobilizações por seus direitos.

Forte atuação no movimento sindical

Na defesa dos interesses dos bancários, o Sindicato tem estado presente em todos os acontecimentos envolvendo a categoria e, inclusive, participando ativamente da Executiva Nacional dos Bancários, assim como na Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul, no Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi) entre outros órgãos representativos dos trabalhadores. O SindBan é referência de luta, transparência, democracia e seriedade, não só para os bancários, mas para a sociedade de Piracicaba e região.

.: Veja Mais

Bancários de Piracicaba se mobilizam contra as demissões do Santander

Bancários de Piracicaba se mobilizam contra as demissões do Santander

Imagem Indisponível

Lucro do BB cresce no 1º trimestre e chega a R$ 5,81 bi

Catia ressalta que remuneração bancária é ínfima comparada a lucratividade dos bancos

Disparidade entre salários e lucros dos bancos é imensa

SINDBAN TV

Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Menu
Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente