.: SindBan participa de 1º seminário sobre negro no mercado de trabalho de Piracicaba

O presidente do SindBan, José Antonio Fernandes Paiva, e os assessores Maria Araújo, Fernando Morales e Ismael de Jesus Lima participaram nesta sexta-feira (06), do 1º Seminário de Combate ao Racismo no Mercado de Trabalho, em Piracicaba, na sede da SEMTRE, Secretaria de Trabalho e Renda, que promoveu as primeiras discussões inerentes a atuação e participação do negro no mercado.

O SindBan tem papel importante na discussão de temas de gênero, raça e orientação sexual, com representantes em conselhos e comissões que debatem essas questões e lutam por uma sociedade melhor. “O SindBan trabalha com essas questões há muito tempo, temos diretores e assessores atuantes no Conepir, Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Piracicaba, e na CGROS, Comissão de Gênero, Raça, Orientação Sexual e Trabalhadores e Trabalhadoras com Deficiência”, comenta Paiva.

O evento foi uma parceria entre Conselho da Comunidade Negra de Piracicaba, Conespi e Inspiração e Semtre. As atividades do Seminário aconteceram durante a manhã e envolveram palestras abordando temas que vão desde a “Escravidão e construção do racismo”, até o atual “Estatuto de igualdade racial”.  

Durante o acontecimento, o Presidente do SindBan mostrou como ainda há discriminação na categoria bancária. “Apenas 3% dos bancários de Piracicaba são negros e ainda menos estão em funções de liderança”. Esses são dados do levantamento que há 13 anos o Sindicato dos Bancários faz em relação aos trabalhadores de sua base. Paiva sugeriu ainda que outras categorias também realizem levantamentos para que a cobrança possa ser realizada.

Bruna Togni

.: Veja Mais

Maioria ainda não denuncia assédio moral no trabalho, revela pesquisa

Paiva pede informações sobre fiscalização de carros-forte

Bancários aprovam em Assembleia minuta da Campanha Salarial

SINDBAN TV

Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Menu
Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente