.: Sindicato dos Bancários realiza Ato Público, em comemoração ao mês da Consciência Negra

                Em comemoração ao mês da Consciência Negra, o Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região realizou na última sexta-feira, 11, na Praça José Bonifácio, um Ato Público para lembrar e conscientizar a importância da data.

                “A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional” enfatizou José Antonio Fernandes Paiva, presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região.

                Além do ato público que teve a participação dos diretores do Sindicato dos Bancários e do coletivo de combate ao racismo da CUT sub sede Campinas, entre outras personalidades, o evento contou com o grupo de capoeira Engenho Central, comandado pelo mestre Geninho, que esbanjou criatividade nos ritmos e na ginga da capoeira.

A HISTÓRIA DO DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

                Esta data foi estabelecida pela Lei nº 10.639 de 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

                A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

                “Nós não vemos os patrões negociarem o feriado de 21 de abril (Dia de Tiradentes), mas vemos, negociar o feriado de 20 de novembro (Dia da Consciência Negra), isso não podemos permitir, o Dia da Consciência Negra e tão importante como qualquer outro feriado”, finaliza o presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região, José Antonio Fernandes Paiva.

.: Veja Mais

Segunda rodada de negociação com o BB é marcada por negativas e evasivas

Conespi apoiará pré-conferência municipal da comunicação

Imagem Indisponível

HSBC paga PLR e Adicional dia 27

SINDBAN TV

Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Menu
Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente