.: Bancários e polícias elaboram plano para ampliar segurança nos bancos

Encontro promovido pelo Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região com bancários e as polícias militar, civil e Guarda Municipal, nesta manhã de quarta-feira, dia 20 de junho, na sede da entidade, decidiu elaborar um plano de ações visando ampliar ainda mais a segurança nos bancos e postos bancários da cidade. A decisão foi tomada após o Sindicato apresentar um mapeamento com o quadro de equipamentos de segurança nos bancos da cidade, realizado em 14 bancos, uma cooperativa de crédito, 39 agências e seis postos de atendimentos. Esse mapeamento foi sugerido pelo delegado Seccional da Polícia Civil, João José Dutra, e o delegado do Deinter-9, Kleber Autale, em encontro com gerentes de bancos e a Comissão de Segurança Bancária do Sindicato, no último dia 23 de maio.

O mapeamento mostrou que os bancos da cidade contam com 216 câmeras internas de segurança, 21 externas, 62 no aumento auto-atendimento e uma câmara do sistema big brother, sendo o sistema financeiro conta com cofres temporizadores, as agências possuem portas detectoras de metais. As agências têm alarme conectato com a central da polícia e com sistema ligado à central bancária. O mapeamento fez um balanço geral do sistema financeiro da cidade, apontando que cerca de 80% dos vigilantes das agências têm remuneração mensal de até R$ 800,00. “Esse mapeamento mostrou que assaltar bancos em Piracicaba não compensa, uma vez que o sistema irá impedir que o bandido entre armado e se caso passar pela porta automática será filmado”, destaca Paiva.

Para o presidente do Sindicato, José Antonio Fernandes Paiva, que também é coordenador da Comissão de Segurança Bancária, instituída no ano de 2000, este balanço mostra que o sistema de segurança é muito bom, mas que é possível aperfeiçoá-lo com as inovações tecnológicas já disponíveis no mercado e com a valorização e qualificação dos vigilantes. “Diante disso, depois de analisarmos esses dados, decidimos tirar um plano de ação visando ampliar essa segurança, inclusive desenvolvendo uma campanha de conscientização da população para a importância da utilização das portas detectoras de metais, instaladas nas agencias bancárias”, ressalta.

Entre as medidas está a criação de uma lei municipal estabelecendo o sistema de guarda volume nos bancos, aumentar o número de câmeras tanto internamente, como no auto-atendimento e externas, além de criar o Disque-Denúncia, pelo telefones 3422-1050 (Sindicato dos Bancários), 153 e 199 (Guarda Civil), 197 (Polícia Civil) 190 (Polícia Militar), para que a população e bancários possam denunciar situações de falta de segurança nas agências, além de ampliação das portas automáticas, melhoria na captação de imagens e seu armazenamento fora das agências, assim como ampliação no número de cofres com temporizadores e tesoureiro eletrônico e capacitação dos vigilantes.

Da reunião participaram, além de gerentes de bancos, o delegado Seccional da Polícia Civil, João José Dutra; o delegado da Polícia Civil, Edélcio Vieira, além do tenente da PM, Antonio Carlos; o comandante da Guarda Civil, Sillas Romualdo, e Carlos Cordeiro, da Contraf-CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, que inclusive é membro da Comissão Consultiva para Assuntos de Segurança Privada junto à Polícia Federal. Para ele, inclusive, uma maior segurança nos bancos passa também por maior número de bancários, reduzindo assim as filas e, conseqüentemente, o volume de clientes nas agências.

CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO – Paiva explica que a campanha de conscientização será iniciada já em julho e será desenvolvida nas agências bancárias visando mostrar que proteger a vida é muito mais importante do que o lucro dos bancos e que a porta com detector de metais é um instrumento de proteção da vida. O material publicitário foi elaborado pela Agência Comunique.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

 

 

Youtube

Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Menu
Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente