.: Risos, Rostos e Retratos ficará em exposição no Sindicato dos Bancários

A mostra Risos, Rostos e Retratos, do caricaturista piracicabano Érico San Juan, é a 111ª exposição que será aberta no dia 6 de junho, no Sindicato dos Bancários de Piracicaba. Serão 30 caricaturas produzidas entre 2011 e 2012. Os desenhos serão acompanhados de breves textos sobre as pessoas caricaturadas.

As caricaturas, segundo Érico, são de pessoas conhecidas do grande público.  “Os desenhos e os textos retratam artistas plásticos, designers, escritores, jornalistas, cantores, compositores e apresentadores de TV”, explica.

Entre as caricaturas de pessoas mais conhecidas, estão a dos cantores e compositores Marisa Monte e Marcelo Camelo (banda Los Hermanos) e do apresentador Ratinho (Carlos Massa). O desenho de Zeca Baleiro, que fará show no Sesc Piracicaba em junho, teve aprovação pessoal do próprio compositor.

Entre as caricaturas de pessoas reconhecidas por públicos selecionados, estão as dos jornalistas Josélia Aguiar (Folha de S. Paulo) e Lira Neto (autor de recente biografia de Getúlio Vargas, publicada pela Companhia das Letras).

Outros retratados da mostra são a comediante mineira de stand-up Myriam Campas e do escritor underground Mário Bortolotto (convidado de debate no Ponto de Cultura Garapa, em 2011).

ORIGEM DAS CARICATURAS - A maioria dos trabalhos foi publicada no site do autor (ericosanjuan.blogspot.com). A caricatura do sambista Noel Rosa saiu primeiro no livro "Noel é 100", da Imprensa Oficial do Rio de Janeiro, em 2011. A caricatura do cantor Agnaldo Timóteo foi exposta no Salão Internacional de Desenho para Imprensa de Porto Alegre, em 2012.

COMO É - Os trabalhos serão expostos em preto e branco, sobre papel amarelo.  O estilo minimalista, com detalhes e formas reduzidos ao mínimo, predomina nos trabalhos.  Algumas caricaturas são mais geométricas. Outras, mais orgânicas. Todos os desenhos foram feitos no computador, com mouse e tablet. O traço, porém, reproduz o modo manual de desenhar do autor.    

A mostra Risos, Rostos e Retratos tem texto de apresentação de Bia Ardinghi.  A escolha da designer e professora para a apresentação da mostra deve-se à afinidade da linguagem sintética do design com as caricaturas atuais do autor.
Arquiteta de formação e especialista em design gráfico, Maria Beatriz Ardinghi trabalhou com arquitetura e design de produtos nos últimos vinte anos, tendo sido designer de grandes empresas como IBM e Motorola.

Atualmente é professora de design na Esamc Campinas, na Unimep, em Piracicaba, e na pós-graduação do Senac Campinas, e faz design de produtos para o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Eldorado, em Campinas.


CURRÍCULO DO AUTOR - Érico San Juan é nascido em Piracicaba, SP. Cartunista desde 1991. Graduando em Design Gráfico na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). Participou de salões de humor de Piracicaba, Paraguaçu Paulista e Porto Alegre, com premiação em Santos.

Autor de livros infantis e do jornal de humor interativo Caricaras. Criador das tiras "Dito, o Bendito" e "Um pamonha de Piracicaba". Atuou como palestrante, orientador de oficinas de arte e caricaturista em eventos da Caterpillar, 3M, Sesc, Senac e Sesi, CCR AutoBan, Caixa Econômica Federal, Mc Donald's e Salão Internacional de Humor de Piracicaba.


 

Youtube

Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente
Reportar erro!
X
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo.
O link da notícia será enviado automaticamente




Captcha:
Menu
Enviar e-mail para amigo
X



Captcha:
O link da notícia será enviado automaticamente